Qualidade e Segurança

Gestão da Qualidade

A Qualidade é um elemento diferenciador que vem contribuir e estimular de forma efetiva para a melhoria dos processos e prestação da assistência à saúde. 

Os direcionadores para a Gestão da Qualidade no Hospital estão pautados em:  

Segurança: primeira prática que a assistência deve adotar por ser referência para as demais;

Efetividade: a assistência deve ser realizada através das melhores evidências científicas, observado o princípio de fazer o correto, para o paciente correto e no momento correto;

Centrada no paciente: o paciente deve ser ativo nas decisões, contribuindo com os seus valores na tomada de decisão dos seus cuidados;

Oportuna: qualquer perda ou atraso de tempo no cuidado deve ser evitado; 

Eficiente: a assistência ao paciente deve ser racional, sem desperdícios, sem excessos e seguro. O atendimento ao paciente SUS é 100% gratuito.

Igualitária: a qualidade da assistência prestada deve ser igual para qualquer ser humano, não importando gênero, cor, raça, idade, religião, condição econômica ou característica social e cultural.

O Hospital Municipal Vereador José Storopolli é gerenciado por meio de normas, procedimentos e protocolos padronizados, que agregam segurança, agilidade e eficiência ao atendimento. Os resultados são monitorados por meio de indicadores de qualidade específicos para cada serviço.

Prêmios e Certificados

O restaurante do Hospital Municipal Vereador José Storopolli participa do Programa Green Kitchen desde o ano de 2018 com a marca inicial de 28 pontos. O selo foi renovado com alcance de 44 pontos.

O programa Green Kitchen é indicado para cozinhas que queiram aprimorar constantemente seu padrão de qualidade em benefício de seus clientes e sua região, levando em consideração aspectos sociais e ambientais.

O Hospital Municipal Vereador José Storopolli aderiu ao Programa Green Kitchen em setembro de 2018, adotando novas práticas na cozinha, ampliando a elaboração e o preparo de refeições sustentáveis e saudáveis para pacientes e colaboradores, executados pela equipe do Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital.

Na adesão ao Programa, as ações realizadas somaram 28 pontos. Através da continuidade e das novas práticas sustentáveis no decorrer dos anos, atingimos 44 pontos, sendo mantido o selo Green Kitchen e a participação de seleto grupo de cozinhas premiadas com o PIN 4!

O programa é avaliado anualmente por uma comissão de profissionais multidisciplinares do setor de food service, com participação de nutricionistas, arquitetos e jornalistas especializados, baseado em critérios internacionais de medição de eficiência na responsabilidade social e ambiental.

 

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O Hospital Municipal Vereador José Storopolli possui o Certificado de Clima Organizacional, alcançado pelo reconhecimento de todo esforço das lideranças, recursos humanos e demais profissionais em construir um ambiente de trabalho agradável e que favorece a construção de um time mais unido, de uma atmosfera de trabalho mais harmoniosa e organização mais produtiva.

O Selo de Direitos Humanos e Diversidade reconhece boas práticas de gestão da diversidade e promoção dos direitos humanos em empresas, órgãos públicos e organizações do terceiro setor.
 
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O Hospital Municipal Vereador José Storopolli faz parte das empresas que contemplam iniciativas voltadas a 14 “grupos temáticos” do SELO DE DIREITOS HUMANOS E DIVERSIDADE.

Gestão de Segurança

A busca da excelência na prestação de serviços de saúde sempre esteve presente na gestão do Hospital Municipal Vereador José Storopolli.

O Hospital adota as práticas de segurança voltadas as Metas Internacionais de Segurança do Paciente, desenvolvidas pela Joint Commission International (JCI), projetadas para promover práticas seguras e reduzir o risco de erros e danos aos pacientes em ambientes de saúde. 

seguranca

As metas internacionais de segurança são:

 

Identificação Correta dos Pacientes: Garantir que cada paciente seja identificado corretamente para evitar erros relacionados à administração de medicamentos, tratamentos e procedimentos.

Melhoria na Comunicação Efetiva: Assegurar que a comunicação entre profissionais de saúde seja clara, precisa e oportuna, reduzindo o risco de mal-entendidos e erros.

Melhoria na Segurança de Medicamentos de Alta Vigilância: Minimizar os riscos associados ao uso de medicamentos que têm um alto potencial de causar danos se usados incorretamente.

Cirurgias em Local, Procedimento e Paciente Corretos: Evitar erros cirúrgicos relacionados à realização de procedimentos no paciente errado, local errado ou procedimento errado.

Redução do Risco de Infecções Associadas aos Cuidados de Saúde: Diminuir a incidência de infecções adquiridas no ambiente hospitalar.

Redução do Risco de Lesões ao Paciente e Quedas: Prevenir quedas de pacientes durante a sua estadia em instituições de saúde.

 

O paciente tem direito de receber, quando solicitar, toda e qualquer informação sobre os medicamentos que lhe serão administrados.

  • O paciente tem direito de receber as receitas com o nome genérico do medicamento e não o código.As receitas devem ser digitadas ou de caligrafia legível, além da assinatura do profissional com o númerodo registro do respectivo Conselho Profissional.
  • Alguns cuidados com a guarda dos seus medicamentos:

 

Importante – Participe ativamente do seu tratamento e do processo de segurança.

SUA SAÚDE SERÁ BENEFICIADA ATRAVÉS DE UMA BOA COMUNICAÇÃO!

Faça suas perguntas durante sua consulta médica ou sua internação ou de seu familiar.

Você pode contribuir na qualidade e eficácia de seu tratamento, esclarecendo suas dúvidas com o seu médico ou outros profissionais de saúde.

  1. Você pode explicar melhor meu diagnóstico?
  2. Existem alternativas a este tratamento?
  3. Quais exames tenho de fazer?
  4. Como se escreve o nome deste medicamento?
  5. Este medicamento tem efeitos colaterais?
  6. Este medicamento vai interagir com os medicamentos que eu já estou tomando?
  7. Tenho de alterar a minha dieta alimentar, para que estes medicamentos façam melhor efeito?
  8. Este tratamento interfere em minhas atividades do dia a dia?
  9. Posso esperar para decidir se início este tratamento?
  10. Quais são as possíveis complicações?

Importante

SUA SAÚDE DEPENDE DE UMA BOA COMUNICAÇÃO!

Pergunte, questione, você poderá ajudar nesse processo de segurança.

Você faz mais perguntas quando compra um eletrodoméstico, um carro ou quando vai ao restaurante que durante sua consulta médica ou sua internação ou de seu familiar.

Você pode melhorar a qualidade e a eficácia de seu tratamento, fazendo perguntas simples a seu médico ou aos profissionais de saúde.

1. Você pode explicar melhor meu diagnóstico?

2. Existem alternativas a este tratamento?

3. Quais exames tenho de fazer?

4. Como se escreve o nome deste medicamento?

5. Este medicamento tem efeitos colaterais?

6. Este medicamento vai interagir com os medicamentos que eu já estou tomando?

7. Tenho de alterar a minha dieta alimentar, para que estes medicamentos façam melhor efeito?

8. Este tratamento interfere em minhas atividades do dia a dia?

9. Posso esperar para decidir se inicio este tratamento?

10. Quais são as possíveis complicações?