Perguntas Frequentes
Para facilitar e efetivar internação, o paciente ou responsável pelo paciente deverá apresentar os seguintes documentos:
- CPF, RG do paciente ou demais documentos legais com foto. Ao menor internado, apresentar além doscitados, as mesmas documentações do responsável maior de 18 anos
- Cartão SUS do paciente
- Comprovante de endereço e nº de telefone atualizado
- Kit de Internação (preenchido pelo profissional médico)
- Exames solicitados pelo médico
- Carteira do Convênio ou Seguro Saúde (caso o paciente possua e deseje a transferência, desde que tenhacondição clínica favorável)
Na eventualidade do paciente não possuir RG / CPF, poderá ser apresentado outro documento legal com foto.
- O acompanhante poderá trazer para o paciente produtos de higiene pessoal, que deverão ser entregues no momento da internação;
- A solicitação de uso de aparelhos eletrônicos nos quartos será submetida a autorização específica da equipe de assistência e portaria;
- Não é permitido usar as tomadas elétricas do painel de gases medicinais, localizadas acima da cabeceira do leito, para conexão de aparelhos eletrônicos e carregadores de celulares. Para estas finalidades recomendamos o uso das tomadas nas paredes dos quartos;
- Lembre-se: você está em um hospital, o silêncio deve ser preservado e quaisquer equipamentos de volume não devem incomodar outros pacientes.
Não. Para garantir a segurança alimentar e a adequação nutricional, solicitamos que não tragam alimentos para os pacientes internados.
A alimentação em ambiente hospitalar é realizada sob a supervisão de profissionais nutricionistas, que estão preparados a orientar e esclarecer dúvidas quanto à dieta, durante o período de internação e alta hospitalar.
As refeições servidas devem suprir as necessidades nutricionais do paciente, observando sempre que possível suas preferências alimentares. Consulte o nutricionista se houver necessidade de alterar algum alimento da dieta prescrita.
Caso haja dúvida em relação à alimentação ou restrição a alimentos informe o enfermeiro responsável e solicite a presença do nutricionista.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e nutricionistas) se for alérgico a algum tipo de alimento.
Pacientes internados devem informar o uso de medicamentos contínuos para o profissional de enfermagem na admissão da sua internação.
Em caso de dúvidas da continuidade do uso de medicação no momento da alta hospitalar, solicite ao enfermeiro a presença de um farmacêutico.
IMPORTANTE: informe à equipe assistencial (médicos, enfermeiros e farmacêuticos) se é alérgico a algum tipo de medicamento.
As informações são transmitidas pessoalmente.
Recomendamos comparecer no horário de visita do paciente para que o profissional médico da unidade de internação possa orientá-lo (a).
- No ato da internação do paciente o acompanhante receberá um folder informativo contendo as informações sobre o horário das visitas, que deverá ser respeitado. Não será permitida a entrada de visitantes fora dos horários estabelecidos pela direção do Hospital.
- Após o término do horário de visita não será permitida a presença de visitantes nos quartos.
- É permitida a visita de pacientes para indivíduos maiores de 12 anos, desde que comprovem a idade por intermédio de documento de identidade e estejam acompanhados de um responsável.
- A troca de acompanhantes deverá ser feita antes ou depois do horário de visitas.
- A higiene das mãos é a medida mais importante para prevenir a infecção. Pode ser realizada lavando as mãos com água e sabão ou friccionando as mãos com álcool em forma de gel.
- Todas as pessoas que entrarem em contato com o paciente devem higienizar as mãos antes e depois da visita.
- Para que haja pronta recuperação e pensando no bem-estar do paciente solicitamos ao paciente, a seu acompanhante e a seus visitantes, que respeitem as orientações de silêncio dentro dos quartos e nos corredores das unidades.
- Evitar visita se estiver gripado, com diarreia ou qualquer outra doença infecciosa. Na dúvida, consulte Enfermeiros ou Plantonistas;
- O hospital não se responsabiliza por objetos de pacientes, visitantes ou acompanhantes deixados nas dependências do Hospital. Por isso, solicitamos cuidar de seus pertences e não trazer objetos de valor.
- O Hospital se reserva o direito de fiscalizar os volumes que entram e saem, a fim de preservar o Patrimônio Hospitalar.
O hospital comunicará a alta hospitalar via contato telefônico, pelo número de telefone fornecido na ficha de internação. Importante manter os dados cadastrais do paciente e de contatos atualizados, no setor de Internação.
Não. O hospital presta serviço gratuito 100% SUS. Não realizamos cobrança para nenhum tipo de tratamento.
Não realizamos contatos para pagamento de valor sob nenhuma hipótese. Se houver algum tipo de contato com esta abordagem utilizando as referências deste Hospital ou dos nossos profissionais, solicitamos comunicar imediatamente a Diretoria do Hospital para que as devidas medidas administrativas e legais possam ser adequadamente tomadas.
- É proibido filmar e/ou fotografar o (a) PACIENTE em ambiente hospitalar.
- É proibido filmar e/ou fotografar os profissionais do hospital, assim como as dependências.
O Hospital Municipal Vereador José Storopolli coloca à sua disposição o Serviço de Atendimento ao Usuário (S.A.U.) – um canal de comunicação para o registro de elogios, dúvidas ou manifestações sobre o atendimento.
O atendimento do S.A.U. é realizado pessoalmente, por telefone ou via e-mail, de segunda à sexta-feira das 8h00 às 17h00. Após às 17h00 até as 08h00 do dia seguinte, finais de semana e feriados, o atendimento é realizado pelo Plantonista Administrativo que está localizado no térreo do Hospital.
Formas de Contato:
- Caixas de Sugestões, localizadas nas recepções e nos corredores das enfermarias;
- Pessoalmente, na sala do S.A.U. (próximo à recepção principal do hospital);
- Email: ouvidoria@hmvjs.spdm.org.br;
- Telefone: (11) 2207-9113;
- Central 156 (Ouvidoria SMS).
É importante que você saiba:
Termo de Consentimento:
É um documento assinado pelo paciente ou responsável antes da internação, com o consentimento para o procedimento que será realizado. As informações transmitidas ao paciente devem ser prestadas de forma clara e precisa, e os profissionais devem se certificar de que foram compreendidas pelo paciente e/ou responsável legal. Após a explicação, o paciente e/ou responsável deverá ter a oportunidade de fazer perguntas, sendo elas respondidas de forma clara.
Transferência para outro hospital:
A Transferência do paciente poderá acontecer para outro serviço, desde que a resolutividade do hospital não seja suficiente para a garantia da integralidade da assistência para aquele.
Toda transferência de urgência ou emergência, que envolva risco eminente de vida, será previamente discutida entre o profissional médico do hospital com o profissional médico da unidade de referência que receberá o paciente.
O paciente ou seu responsável legal também será comunicado da necessidade da transferência.