Humanização
O Hospital Municipal Vereador José Storopolli foi inaugurado em dezembro de 1989 e desde o início de suas atividades, sempre teve como objetivo o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.
A implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) – HumanizaSUS pelo Ministério da Saúde em 2003, veio complementar e certificar as ações já realizadas pelo Hospital Municipal Vereador José Storopolli na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência.
Segundo a definição, “Humanizar é promover o bem comum, que não se resolve em práticas isoladas, mas, sim, em ações conjuntas que contemplem a técnica, a profissionalização, a capacitação, em intervenções estruturais, que façam a experiência da hospitalização ser mais confortável para o paciente” e este tem sido o nosso objetivo, o de proporcionar uma assistência à saúde segura, resolutiva e eficaz, através de um ambiente acolhedor.
Das diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) Humaniza – SUS do Ministério da Saúde, o Hospital Municipal Vereador José Storopolli desenvolve os seguintes projetos:
Garante o acolhimento do paciente de acordo com o Programa Humaniza SUS e utilizamos a Classificação de Risco através do Protocolo de Manchester, primeiro atendimento de pacientes que procuram o serviço de emergência. É uma metodologia para classificar os riscos e gravidade à saúde e definir quais são os pacientes que precisam de um atendimento prioritário.
EMERGÊNCIA – ATENDIMENTO IMEDIATO: Destinado ao recebimento, avaliação e estabilização das urgências e emergências clínicas e traumáticas.
URGÊNCIA – URGENTE: Destinado a pacientes críticos e semicríticos já com terapêutica de estabilização iniciada.
MÉDIO RISCO – POUCO URGENTE: Destinado a pacientes não críticos, pacientes em observação, em processo de internação ou remoção.
BAIXO RISCO – NÃO URGENTE: Destinado a pacientes com baixa e média complexidades.
O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) é um dispositivo criado pela Plano Nacional de Humanização (PNH) para o SUS em 2006, com o objetivo de intervir na melhoria dos processos de trabalho, na valorização do colaborador, no cuidado centrado no paciente e na qualidade da produção de saúde para todos.
O Hospital participou do Curso de Formação de apoiadores do PNH, promovido pela ação conjunta das instâncias gestoras vinculadas ao SUS estadual e municipal e possui o Grupo de Trabalho de Humanização, que tem desenvolvido ações voltadas as diretrizes da PNH na Instituição.
O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH proposta em 2004; estimula e fortalece o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos e para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa a sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).
O Hospital Municipal Vereador José Storopolli tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário.
Direito a Acompanhante: No Hospital Municipal Vereador José Storopolli, o paciente menor (criança ou adolescente – Lei no. 8.069, de 13.07.1990, define criança – até doze anos de idade incompletos, e adolescentes entre doze e dezoito anos de idade), tem o direito da permanência, em tempo integral, de um dos pais ou responsável durante o tratamento em regime de internação. O hospital cumpre o Art. 16 do Estatuto do Idoso – Lei 10741/03, que garante ao idoso ter acompanhante em tempo integral nos casos de internação/observação em estabelecimentos de saúde.
Visita aberta: As visitas possuem horário diferenciados nas enfermarias de Clínica Cirúrgica, Clínica Médica, Clínica Pediátrica e Maternidade. Nas Unidades de Terapia Intensiva Adulta, possuímos dois horários: entre as 15h00 às 16h00 e entre 20h30 às 21h00. Na Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica a visita ocorre das 16h00 às 16h30 e na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, aos avós, a visita é permitida diariamente entre o período das 15:30 às 15:45.
Todos os acessos são registrados em sistema e o visitante é identificado por etiqueta.
Na saúde, a ambiência refere-se ao tratamento dado ao espaço físico do atendimento, entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar ao paciente a atenção acolhedora, resolutiva e humana.
O Hospital Municipal Vereador José Storopolli tem em suas diretrizes a valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores a seus pacientes, acompanhantes e colaboradores.
AÇÕES DE HUMANIZAÇÃO
Em atendimento ao Planejamento Estratégico Institucional, o Hospital tem o objetivo de promover a cultura do atendimento humanizado e do cuidado centrado na pessoa, através da valorização do colaborador, da melhoria contínua da ambiência e das ações do Grupo de Trabalho de Humanização.
Dentre as ações podemos citar:
Brinquedoteca
A lei federal 11.104/2005 propõe brinquedotecas em diferentes ambientes, tendo fundamental importância dentro dos hospitais.
O HMVJS considera que brincar é direito de toda criança, inclusive as hospitalizadas; a criança hospitalizada tem sentimentos de medo e abandono ao ser afastada do seu meio, mesmo tendo internação conjunta com a mãe e estando em ambiente agradável.
A criança internada se torna triste, apática, recusa alimentação, apresenta insônia, se torna muito agressiva, mostrando sinais de carência afetiva, podendo em grau extremo parar de crescer e ter sequelas psíquicas permanentes.
O HMVJS conta com sua brinquedoteca desde 08 de outubro de 2001, o espaço “Mundo da Imaginação” onde as crianças podem brincar e superar seus medos, ansiedades e frustrações, através de ações lúdicas com aprendizagem.
Projeto de Visita dos Avós
Com objetivo de estreitar o vinculo afetivo entre os familiares foi criado o projeto Visita dos Avós aos bebês da Unidade de Neonatologia. Um fator importante na recuperação e entendimento da doença.
A visita permitida aos avós ocorre diariamente entre as 15:30 às 15:45. É permitida a visita das avós, com apresentação da certidão de nascimento do paciente e documento dos visitantes.
Método Mãe Canguru
O HMVJS presta uma assistência humanizada à mãe e ao recém-nascido de baixo peso pela equipe multiprofissional de neonatologia. Possibilita um acompanhamento íntimo do bebê prematuro pela mãe durante toda a internação.
Segundo o Manual Técnico “Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso”, o Método Canguru é um modelo de assistência perinatal voltado para o cuidado humanizado, que reúne estratégias de intervenção bio-psico-social.
O contato pele-a-pele, no Método Canguru, começa com o toque evoluindo até a posição canguru. Inicia-se de forma precoce e crescente, por livre escolha da família, pelo tempo que ambos entenderem ser prazeroso e suficiente. Esse método permite a maior participação dos pais e da família nos cuidados neonatais.
A posição canguru consiste em manter o recém-nascido de baixo peso em contato pele-a-pele, na posição vertical, junto ao tórax dos pais ou de outros familiares. Deve ser realizada de maneira orientada, segura e acompanhada de suporte assistencial por uma equipe de saúde adequadamente treinada.
Posto de Coleta de Leite
O Hospital oferece espaço que possibilita à mãe a realização da ordenha do leite materno para oferecimento ao bebê, durante todo o período de internação nas 24 horas diárias.
Voluntariado
É um programa que seleciona voluntários que recebem treinamento e atuam nas unidades de Pronto-Socorro e Internação, proporcionando conforto, bem-estar social e companhia aos pacientes internados.
Destaca-se o trabalho diário de oferta do Chá Amigo e trabalhos realizados pela Capelania. Os voluntários são selecionados pelo Serviço Social e realizado cadastro no Sistema Municipal de Voluntariado.
Espaço Ecumênico
O Hospital Municipal Vereador José Storopolli dispõe de espaço ecumênico para pacientes, acompanhantes e colaboradores.
O espaço está localizado no térreo do hospital.
Manual de Orientações aos Pacientes e Acompanhantes
O Manual de Orientações aos Pacientes e Acompanhantes foi desenvolvido com informações úteis referente a permanência do paciente no Hospital. Estimamos atendê-lo com o que há de melhor em equipamentos, técnicas e principalmente prestando todo o cuidado e humanização. Agradecemos a escolha e por nos confiar os cuidados com a sua saúde ou de alguém muito importante para você.